RSS Feed

Rádio P.B!!!! Para começar a tocar clique no botão PLAY e ouça as mais lindas canções evangélicas!!

Pesquise no Blog

Tipos de Religiões

Posted by Dani Sans


1) Religiões Primitivas

São religiões sem muito desenvolvimento, sem muita elaboração, sem muita teologia. São primitivas para os etnólogos, não porque seus aspectos sejam selvagens, mas porque essas religiões conservam uma forma originária de religião. Nessas religiões subsistem os *arquétipos na sua pureza primitiva, praticamente sem *racionalização.
entre elas costuma-se classificar o politeísmo, manismo, magismo...A umbanda, segundo alguns, e a religião dos índios, fariam parte dessas religiões. Face ao sentido pejorativo que o termo "primitivo" tem entre nós, muitos preferem situar a umbanda entre as religiões espiritualistas.

2) Religiões Sapienciais

São àquelas que têm como fonte um ou vários sábios. São frutos da sabedoria humana, da experiência da vida. Acentuam a meditação, a sabedoria, a contemplação. Entre elas classificam-se o hinduísmo, budismo, jainismo, taoísmo, confuncionismo, xintoísmo e as surgidas atualmente: Igreja messiânica mundial, Perfect Liberty, moonismo, Hare Krishna. Alguns autores incluem o espiritualismo brasileiro nesse grupo, embora eles mesmos se classifiquem como cristãos.

3) Religiões Proféticas

São aquelas que têm como fonte um profeta que comunica revelação recebida de Deus. Profeta significa porta-voz de Deus. São, sobretudo, o judaísmo, o cristianismo.

4) Religiões Espiritualistas

São aquelas que têm como fonte a revelação dos espíritos. Classificamos entre elas o espiritualismo de Allan Kardec e a umbanda.

5) Atitudes ou Místicas Filosóficas

São opções de vida que assumem a forma de uma crença, de uma adesão religiosa, mas não tem as características de uma religião institucional, como o dogma, a moral e os ritos. Às vezes nem aceitam o conceito de Deus.
Classificam-se entre elas o positivismo, o marxismo, o humanismo ateu, etc.

Observação: A linha de demarcação dessas categorias não é fácil, e por isso os estudiosos divergem.


*Arqueótipos [Modelo de figuras esculpidas em gesso, sobre uma base de bronze ou pedra.]
*Racionalização [Raciocínio justificativo, pelo qual se procura atribuir a determinada conduta, já concretizada, motivos aparentemente fundados na razão.


Fonte: escola bíblica dominical IEBMS
Imagens: Internet

0 comentários:

Minha lista de blogs

Bem vindos!!


Oficina do Gif