RSS Feed

Rádio P.B!!!! Para começar a tocar clique no botão PLAY e ouça as mais lindas canções evangélicas!!

Pesquise no Blog

Profecia

Posted by Dani Sans

A profecia, geralmente falando, é expressão vocal inspirada pelo Espírito de Deus. A profecia bíblica pode ser mediante revelação, na qual o profeta proclama uma mensagem previamente recebida por meio de um sonho, uma visão ou pela Palavra do Senhor. Pode ser também extática, uma expressão de inspiração do momento. Há muito exemplos bíblicos de ambas as formas. A profecia extática e inspirada pode tomar a forma de exaltação e adoração a Cristo, admoestação exortativa, ou de conforto e encorajamento inspirando os cristãos.

A professia se distingue da pregação comum em que, enquanto a última é geralmente o produto do estudo da revelação existente, a profecia é o resultado da inspiração espiritual espontânea. Não se tensiona suplantar a pregação ou o ensino, senão completá-los com o toque da inspiração.

A possessão do dom constituía a pessoa "profeta".
O propósito do dom de profecia do Novo Testamento é declarado em 1 Cor. 14:3 - o profeta edifica, exorta e consola os crentes.

A inspiração manifestada no dom de profecia não está no mesmo nível da inspiração das Escrituras. Isso está implícito pelo fato de que os crentes são instruidos a provar ou julgar as mensagens proféticas. Por que julgá-las ou prová-las? Uma razão é a possibilidade de o espírito humano confundir mensagem com a divina.

1 Tess. 5:19-20 trata da operação do dom da professia. os conservadores tessalonicenses foram tão longe em sua desconfiança quanto a esses dons (versículo 20), que estavam em perigo de extinguir o Espírito (v. 19); mas Paulo lhes disse que provassem cada mensagem (v.21) e que retivessem o bem, e que se abstivessem daquilo que tivesse aparência do mal (v. 22).

Deve a profecia ou a interpretação ser dada na primeira pessoa do singular, como por exmplo: "Sou eu, que vos estou falando, povo meu"?
A pergunta é muito importante, porque a qualidade de certas mensagens tem feito muita gente duvidar se foi o Senhor mesmo quem falou dessa maneira. A resposta depende da idéia que tenhamos do modo da inspiração.

Será mecânica? Isto é, Deus usa a pessoa como se fosse um microfone, estando a pessoa inteiramente passiva e tornando-se simplesmente um porta-voz? Ou, será o método dinâmico? Isto é, Deus vivifica de modo sobrenatural o a natureza epiritual. (1 Cor. 14:14), capacitando a pessoa a falar a mensagem divina em termos fora do alcance natural das faculdades mentais?

Se Deus inspira segundo o primeiro método mencionado, a primeira pessoa do singular, naturalmente, seria usada; de acordo com o segundo método a mensagem seria dada na terceira pessoa; por exemplo: " o Senhor deseja que seu povo olhe para cima e que se anime, etc."
Muitos obreiros experientes creêm que as interpretações e mensagem proféticas devem ser dadas na terceira pessoa do singular.


Sigam em: Atos 15:32; 21:9; 1
Cor. 14:29.
1 Cor. 14:3
1 Cor. 14:29
Jer. 23:16
Ezeq. 13:2,3
1 Cor. 14:14
Luc. 1:67-79; 1 Cor. 14:14,15



Fonte: Escola Bíblica Dominical
Imagens: Internet

0 comentários:

Minha lista de blogs

Bem vindos!!


Oficina do Gif